Logo

Vitória seguirá no Z-4 ao fim da 25ª rodada do Brasileirão

Mesmo com chance de vencer o Grêmio, rubro-negro não consegue superar o Atlético-MG nos critérios de desempate

Por: Lorena Bomfim

25/09/202510:51

O Vitória não conseguirá deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, pelo menos até o encerramento da 25ª rodada. Após a derrota do Bahia nesta quarta-feira (24), o Vasco — que até então ocupava a primeira posição fora do Z-4, com 24 pontos — abriu cinco de vantagem sobre o rubro-negro. Já o Atlético-MG, atual “porteiro da degola”, também não pode ser alcançado pela equipe baiana.

Vitória seguirá no Z-4 ao fim da 25ª rodada do Brasileirão
Foto: Victor Ferreira/EC Vitoria

Atualmente, o Leão ocupa a 17ª colocação, com 22 pontos, enquanto o Galo mineiro aparece em 16º lugar, com 25. Na teoria, o Vitória poderia igualar a pontuação e até assumir a vaga, a depender de uma combinação de resultados. No entanto, os critérios de desempate desfavorecem o time baiano.

Mesmo que vença o Grêmio, no próximo domingo (28), às 11h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e o Atlético-MG seja derrotado pelo Mirassol, o Vitória ainda permaneceria atrás. Isso porque, apesar da igualdade em pontos, o Galo leva vantagem no número de vitórias — são seis, contra apenas quatro do Leão. Um triunfo diante dos gaúchos seria o quinto dos rubro-negros na competição.

O saldo de gols também pesa contra os baianos. Enquanto o Atlético registra -5, o Vitória amarga -16. Dessa forma, mesmo que houvesse igualdade em pontos e vitórias, o clube de Salvador seguiria atrás na tabela.

A situação é ainda mais complicada porque, além de não poder deixar o Z-4 nesta rodada, o Vitória é um dos poucos times da parte de baixo da classificação, ao lado de Vasco e Grêmio, sem jogos atrasados. Ou seja, todos os concorrentes diretos ainda terão partidas a disputar, ampliando a desvantagem do rubro-negro.

Assim, se o resultado do Vasco foi ruim para a torcida tricolor, o cenário também não traz motivos para comemoração ao lado rubro-negro de Salvador. Pior: em caso de derrota para o Grêmio neste domingo, o Vitória verá o adversário abrir dez pontos de diferença, aumentando ainda mais o drama na luta contra o rebaixamento.