CBF prepara mudanças no calendário de 2026 com final única da Copa do Brasil
Reformulação prevê encurtamento dos Estaduais, ampliação da Série D e ajustes por causa da Copa do Mundo
Por: Redação
30/09/2025 • 10:13
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai anunciar nesta quarta-feira (1º) o calendário da temporada 2026, que já chega com mudanças significativas. Entre as novidades, a Copa do Brasil terá final em jogo único e em campo neutro, além de fases iniciais disputadas também em partida única, medida que busca reduzir viagens e abrir espaço na agenda.
Outra alteração em estudo é a antecipação do início do Campeonato Brasileiro, que pode começar junto aos Estaduais. Estes, por sua vez, passarão de 16 para 11 datas, conforme já confirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
A Série D do Brasileirão também será ampliada, passando de 64 para 96 clubes, enquanto a Copa do Nordeste poderá ter cortes, excluindo equipes que disputarem torneios continentais.
As mudanças atendem a uma exigência da Fifa, que prevê paralisação para a Copa do Mundo de 2026, entre 11 de junho e 19 de julho, com pausa iniciando dias antes da competição.
Desde que assumiu a CBF, Samir Xaud defende ajustes no calendário nacional. Para ele, “a temporada de 2026 será o primeiro grande teste de racionalidade para o futebol brasileiro”.
Relacionadas
Futebol Nacional
Futebol Nacional
Futebol Nacional