Copa do Mundo 2026: Brasil pode cair com grandes seleções europeias
Sorteio ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 14h
Por: Victor Hugo|Redação
05/12/2025 • 09:00 • Atualizado
A contagem regressiva para a Copa do Mundo, que será realizada no Canadá, México e Estados Unidos no próximo ano, ganha cada vez mais fervor graças ao sorteio do Mundial que ocorrerá nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center, em Washington, às 14h. Nele haverá a distribuição das 48 seleções em 12 grupos, cada setor com quatro equipes, um deles com a Seleção Brasileira.
Antes da definição dos grupos, a Fifa definiu os principais critérios para cada pote: O pote 1 tem como cabeça de chave os anfitriões do evento, neste caso, Canadá, México e Estados Unidos, além disso, reunirá as nove seleções mais bem ranqueadas que completam o grupo dos cabeças de chave. Vale ressaltar que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial da Federação.
Já o segundo e o terceiro potes têm como base os times que tiverem a classificação atualizada pela federação, enquanto o pote 4 terá as equipes que ainda dependem de playoffs e da repescagem intercontinental.
Para o último pote em específico, faltam apenas seis vagas para fechar a lista das seleções qualificadas para o evento esportivo.
Regra para ficar de olho
Neste novo formato, a divisão impede a presença de mais de uma seleção da mesma confederação em um mesmo grupo, com exceção da Europa, que terá 16 representantes.
Outro ponto abordado pela Fifa é que as principais seleções mais bem posicionadas no ranking não podem se enfrentar até a final, neste caso, Espanha e Argentina. Assim também acontece para a França e Inglaterra, que devem ficar em chaveamento oposto.
Já o Brasil não pode estar no mesmo grupo que Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e Bolívia, devido a ser da mesma confederação. A única exceção da regra é a Uefa, pois a Europa tem mais representantes (16) do que o número de grupos (12), e, portanto, quatro grupos terão duas seleções europeias.
Veja os potes do sorteio da Copa do Mundo 2026
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial
Relacionadas
