Logo

Bahia assegura vaga na Libertadores e faz história no Brasileirão

Tricolor se classifica de forma antecipada e disputará torneio continental pelo segundo ano seguido

Por: Redação

28/11/202509:22

O Bahia confirmou, sem precisar entrar em campo, a classificação para a Copa Libertadores de 2026 e alcançou um feito inédito em sua história, disputar o principal torneio de clubes da América do Sul por duas temporadas consecutivas. A vaga foi assegurada após o tropeço do São Paulo diante do Fluminense, na noite desta quinta-feira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto Bahia assegura vaga na Libertadores e faz história no Brasileirão
Foto: Divulgação / EC Bahia

Com 56 pontos somados, o Tricolor ocupa a sexta colocação e não pode mais ser ultrapassado pelos concorrentes que estão fora da zona de classificação, garantindo ao menos presença na fase preliminar da competição continental. O São Paulo, que era o principal perseguidor, permaneceu com 48 pontos e perdeu a chance de alcançar o time baiano.

Agora, o objetivo do Esquadrão é subir na tabela nas rodadas finais para tentar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Atualmente, os cinco primeiros colocados avançam diretamente, mas o sexto também poderá conquistar esse direito, dependendo do campeão da Copa do Brasil, que ainda está em disputa entre Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Vasco.

A campanha atual já é a melhor do Bahia na era dos pontos corridos. O recorde foi consolidado no último domingo, com a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, na Arena Fonte Nova. Comandado por Rogério Ceni, o time também quebrou marcas importantes no primeiro turno e como mandante, consolidando uma temporada histórica.

O Bahia tem participação marcante na história da Libertadores desde os seus primeiros anos. Em 1960, tornou-se o primeiro clube brasileiro a disputar uma edição da competição, após vencer a Taça Brasil. Na ocasião, foi eliminado pelo San Lorenzo, da Argentina. Voltou quatro anos depois, mas caiu diante do Deportivo Italia, da Venezuela, ainda nas fases iniciais.

A melhor campanha do clube no torneio aconteceu em 1989, quando liderou seu grupo e avançou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Internacional. Curiosamente, foi o próprio time gaúcho um dos obstáculos recentes do Tricolor na edição de 2025.

No torneio deste ano, o Bahia superou The Strongest, da Bolívia, e Boston River, do Uruguai, nas fases preliminares, mas acabou eliminando-se na fase de grupos, após terminar na terceira colocação, somando sete pontos. O time iniciou bem a campanha, mas derrotas em casa e fora nos jogos finais impediram a classificação às oitavas.

Enquanto comemora o feito histórico, o Esquadrão já volta as atenções ao próximo compromisso: encara o Juventude nesta sexta-feira, às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em duelo decisivo para seguir sonhando com vaga direta na fase de grupos da Libertadores.