Bahia pode ter vaga antecipada para Libertadores; saiba como
Esquadrão entra em campo contra o Juventude, nesta sexta-feira (28), às 19h
Por: Redação
27/11/2025 • 18:00
A corrida para a conquista da vaga na Libertadores segue com toda força para o Bahia, que está na sexta posição, com 56 pontos. Mesmo com conquistas neste ano, como o Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, a torcida está na expectativa por mais essa possível conquista.
Em um contexto que o campeonato acabe nesta quinta-feira (27), o Esquadrão de Aço não tem chance de classificação direta, ou seja, teria que passar pela Pré-Libertadores mais uma vez. No entanto, existem vários cenários que podem impulsionar a equipe a subir na tabela, as quais abrem as portas diretas para o grupo da "Liberta".
Cenários
O primeiro deles é a ajuda dos "vizinhos" da parte de cima da tabela como o Cruzeiro, caso seja campeão da Copa do Brasil, já que figura no G-4. Neste caso, levantar a taça corresponde a uma grande chance de classificação sem preocupações do Bahia, garantindo vaga direta na fase de grupos até o 6º colocado, enquanto o 7º e o 8º lugares disputarão os playoffs.
Mesmo assim, o Tricolor baiano precisa manter os triunfos e torcer para os rivais não conquistarem pontos a mais que ele. O grande perseguidor é o Fluminense, que está no 7º lugar, com 55 pontos. Os dois tricolores se enfrentarão no Maracanã nesta quinta-feira (27), àS 20h30, no Maracanã.
Para obter a tão sonhada vaga, o Esquadrão precisaria vencer seus dois próximos jogos, contra Juventude fora, nesta sexta-feira (28), às 19h, e Sport em casa, somando 62 pontos, e torcer para o Tricolor das Laranjeiras perder, ao menos, um de seus dois jogos antes da rodada final, contra São Paulo em casa e Grêmio fora. Caso esse cenário seja consolidado, o time treinado por Rogério Ceni passa - mas, caso não, o Fluminense chegaria na última rodada com 58 pontos e o Tricolor baiano ficaria fora da vaga direta.
Corrida coletiva
Mais uma possibilidade pode ajudar o Bahia e o próprio Fluminense, neste caso, ambos teriam que ultrapassar o Botafogo, que está em 5º, com 58 pontos. Os dois tricolores têm que vencer ao menos dois de seus três jogos finais, enquanto o Fogão precisaria perder ao menos duas partidas que fará, contra Corinthians e Cruzeiro fora e Fortaleza em casa.
