Novo decreto facilita entrada de brasileiros na Itália
Cerca de 680 mil brasileiros têm facilidade em acesso à cidadania
Por: Redação
28/11/2025 • 22:00
Um decreto realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália confirmou que cerca de 680 mil brasileiros têm facilidade de acesso à cidadania, para viver e trabalhar sem burocracia no país. A regra cria um procedimento especial para países que concentram mais de 100 mil italianos cadastrados no Registro dos Italianos Residentes no Exterior (AIRE).
De acordo com o órgão, só no território brasileiro, 682.300 cidadãos têm o registro ativo. Além do Brasil, cidadãos da Argentina, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Venezuela e Uruguai também são contemplados.
Como funciona?
Na Itália, atualmente existem cotas para vistos de trabalho no país. Contudo, com o novo decreto, descendentes dos países listados não precisam disputar por essas vagas.
Basta solicitar diretamente a permissão de residência para trabalho subordinado. Portanto, mesmo quando as cotas já estiverem preenchidas, o pedido pode ser feito.
Depois de dois anos de residência legal com esse tipo de permissão, o candidato pode pedir a cidadania italiana por naturalização facilitada. O decreto facilita uma via alternativa para quem tem ascendência italiana, mas não pode seguir o reconhecimento da cidadania por direito sanguíneo.
