Navio russo que transportava petróleo venezuelano é interceptado pelos EUA
O Exército dos EUA confirmou o ataque ao navio petroleiro russo, diz jornal britânico
Por: Redação
07/01/2026 • 14:08 • Atualizado
Um navio petroleiro russo que transportava óleo da Venezuela foi interceptado no Oceano Atlântico, nesta quarta-feira (7), pelas Forças de Segurança dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Comando Europeu dos EUA e pela mídia estatal russa, RT, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.
Nas imagens, um helicóptero estadunidense sobrevoa ao redor da embarcação russa, em águas internacionais.
BREAKING WORLD EXCLUSIVE: RT obtains FIRST footage of Russian-flagged civilian Marinera tanker being CHASED by US Coast Guard warship in the North Atlantic https://t.co/sNbqJkm5O5 pic.twitter.com/XtbBML3a6j
— RT (@RT_com) January 6, 2026
“Esta apreensão apoia a Proclamação Presidente dos Estados Unidos que visa embarcações sancionadas que ameaçam a segurança e a estabilidade do Hemisfério Ocidental. A operação foi executada por componentes do DHS com o apoio do Departamento de Guerra, demonstrando uma abordagem governamental abrangente para proteger a pátria”, disse o Comando Europeu dos EUA em um post no X.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Exército dos EUA confirmou o ataque ao navio petroleiro russo. Nas redes sociais, o secretário de defesa dos EUA, Pete Hegseth, comentou a ofensiva.
“O bloqueio ao petróleo venezuelano, tanto o autorizado quanto o ilícito, permanece em pleno vigor – em qualquer lugar do mundo,” disse em seu perfil no X.
Reprodução / X (@petehegseth)
Embarcação não identificada
Além do petroleiro russo, outra embarcação, M/T Sophia, de origem desconhecida, também foi interceptada pelos Estados Unidos, conforme informações do Comando estadunidense.
Segundo o órgão, a embarcação realizava "atividades ilícitas" no mar do Caribe. O M/T Sophia foi escoltado pela Guarda Costeira dos EUA até o destino final.
"Em uma operação realizada antes do amanhecer desta manhã, o Departamento de Guerra, em coordenação com o Departamento de Segurança Interna, apreendeu, sem incidentes, um navio-tanque ilegal, pertencente à frota clandestina, sem autorização", disse o Comando no X.
In a pre-dawn action this morning, the Department of War, in coordination with the Department of Homeland Security, apprehended a stateless, sanctioned dark fleet motor tanker without incident.
— U.S. Southern Command (@Southcom) January 7, 2026
The interdicted vessel, M/T Sophia, was operating in international waters and… pic.twitter.com/JQm9gHprPk
Relacionadas
