Logo

Navio russo que transportava petróleo venezuelano é interceptado pelos EUA

O Exército dos EUA confirmou o ataque ao navio petroleiro russo, diz jornal britânico

Por: Redação

07/01/202614:08Atualizado

Um navio petroleiro russo que transportava óleo da Venezuela foi interceptado no Oceano Atlântico, nesta quarta-feira (7), pelas Forças de Segurança dos Estados Unidos.  A informação foi confirmada pelo Comando Europeu dos EUA e pela mídia estatal russa, RT, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

Foto Navio russo que transportava petróleo venezuelano é interceptado pelos EUA
Foto: Divulgação / The White House Gallleries

Nas imagens, um helicóptero estadunidense sobrevoa ao redor da embarcação russa, em águas internacionais. 

 

 

“Esta apreensão apoia a Proclamação Presidente dos Estados Unidos que visa embarcações sancionadas que ameaçam a segurança e a estabilidade do Hemisfério Ocidental. A operação foi executada por componentes do DHS com o apoio do Departamento de Guerra, demonstrando uma abordagem governamental abrangente para proteger a pátria”, disse o Comando Europeu dos EUA em um post no X. 

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Exército dos EUA confirmou o ataque ao navio petroleiro russo.  Nas redes sociais, o secretário de defesa dos EUA, Pete Hegseth, comentou a ofensiva. 

“O bloqueio ao petróleo venezuelano, tanto o autorizado quanto o ilícito, permanece em pleno vigor – em qualquer lugar do mundo,” disse em seu perfil no X.

Reprodução / X (@petehegseth)

Reprodução / X (@petehegseth)


Embarcação não identificada

Além do petroleiro russo, outra embarcação, M/T Sophia, de origem desconhecida, também foi interceptada pelos Estados Unidos, conforme informações do Comando estadunidense. 

Segundo o órgão, a embarcação realizava "atividades ilícitas" no mar do Caribe. O M/T Sophia foi escoltado pela Guarda Costeira dos EUA até o destino final. 

"Em uma operação realizada antes do amanhecer desta manhã, o Departamento de Guerra, em coordenação com o Departamento de Segurança Interna, apreendeu, sem incidentes, um navio-tanque ilegal, pertencente à frota clandestina, sem autorização", disse o Comando no X.