Trem do VLT será entregue em dezembro; Saiba mais sobre o modal
Governador Jerônimo Rodrigues visitou fábrica que adequa veículos que irão compor o sistema
Por: Redação
10/09/2025 • 20:01
A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, que vai conectar a Ilha de São João com o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade em um percurso de 40km, avançou mais uma etapa com a confirmação da chegada do primeiro trem no mês de dezembro.
Em visita à fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada em Hortolândia (SP), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que a entrega será feita no dia 5 de dezembro e que o veículo passa pelos últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem.
“A CAF nos deu como garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, por exigência dos padrões técnicos, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes, enquanto isso, a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”, explicou.

Governador ao lado de veículo
Ainda de acordo com Jerônimo, as modificações feitas nos trens que irão compor o modal, e que foram adquiridos em acordo com o governo do Mato Grosso, foram feitas para atender as exigências do projeto desenvolvido Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
“Estamos realizando os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de dezembro em Salvador, e, em seguida, [serão realizados] os testes dinâmicos. A CTB já está providenciando as vias para fazermos esses testes. O nosso objetivo como fabricante é ver os nossos trens operando”, destacou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil.
Trens do VLT
O trem do VLT de Salvador é do modelo URBOS 3, considerado um dos melhores do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1,9 mil unidades espalhadas em mais de 50 países, como Espanha e Austrália. O URBOS foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF.
No total, são 40 composições, cada uma delas formada por sete vagões, com duas cabines de comando nas extremidades e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis, poltronas com acessibilidade e comportam 400 passageiros, viajando a uma velocidade de até 70km/h, movidos à eletricidade.

Visão interna do trem do VLT
A previsão é de que os trens comecem a chegar em Salvador a partir de 5 de dezembro de 2025 e os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio realizados no início de 2026, conforme cronograma estabelecido.
Investimento
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 km de trilhos e 42 paradas. O sistema contará ainda com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, além de câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real, garantindo mais modernidade e uma revolução no transporte público da Bahia.
Relacionadas