Logo

Trem do VLT será entregue em dezembro; Saiba mais sobre o modal

Governador Jerônimo Rodrigues visitou fábrica que adequa veículos que irão compor o sistema

Por: Redação

10/09/202520:01

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, que vai conectar a Ilha de São João com o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade em um percurso de 40km, avançou mais uma etapa com a confirmação da chegada do primeiro trem no mês de dezembro.

Foto Trem do VLT será entregue em dezembro; Saiba mais sobre o modal
Foto: Joá Souza / GOVBA

Em visita à fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada em Hortolândia (SP), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que a entrega será feita no dia 5 de dezembro e que o veículo passa pelos  últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem.

“A CAF nos deu como garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, por exigência dos padrões técnicos, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes, enquanto isso, a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”, explicou.

Governador ao lado de veículo

Governador ao lado de veículo


Ainda de acordo com Jerônimo, as modificações feitas nos trens que irão compor o modal, e que foram adquiridos em acordo com o governo do Mato Grosso, foram feitas para atender as exigências do projeto desenvolvido Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

“Estamos realizando os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de dezembro em Salvador, e, em seguida, [serão realizados] os testes dinâmicos. A CTB já está providenciando as vias para fazermos esses testes. O nosso objetivo como fabricante é ver os nossos trens operando”, destacou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil.

Trens do VLT

O trem do VLT de Salvador é do modelo URBOS 3, considerado um dos melhores do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto, com 1,9 mil unidades espalhadas em mais de 50 países, como Espanha e Austrália. O URBOS foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. 

No total, são 40 composições, cada uma delas formada por sete vagões, com duas cabines de comando nas extremidades e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis, poltronas com acessibilidade e comportam 400 passageiros, viajando a uma velocidade de até 70km/h, movidos à eletricidade. 

Visão interna do trem do VLT

Visão interna do trem do VLT


A previsão é de que os trens comecem a chegar em Salvador a partir de 5 de dezembro de 2025 e os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio realizados no início de 2026, conforme cronograma estabelecido. 

Investimento

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 km de trilhos e 42 paradas. O sistema contará ainda com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, além de câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real, garantindo mais modernidade e uma revolução no transporte público da Bahia.