“Se eu fosse depender do ECAD, morreria de fome”, diz Pio Medrado em entrevista ao Portal Esfera no Rádio
Produtor musical critica sistema de repasse de direitos autorais no Brasil
Por: Lorena Bomfim
11/08/2025 • 13:29
O criador de conteúdo e produtor musical Pio Medrado revelou já ter enfrentado dificuldades para receber valores referentes aos direitos autorais de suas composições. Segundo ele, o processo é burocrático e exige vínculo com entidades específicas, o que nem sempre é simples.
Frequentador assíduo de micaretas e profundo conhecedor dos bastidores da música, Pio afirma ser praticamente impossível calcular com precisão o que deveria receber. Ele explicou que os pagamentos ocorrem em períodos determinados, mas, na prática, “não há como não ser lesado”.
“O ECAD nunca repassa verdadeiramente o que arrecada pelas composições; cada compositor acaba não recebendo o que realmente é tocado. Se eu fosse depender do ECAD, morreria de fome”, declarou Pio, durante entrevista ao Portal Esfera no Rádio, nesta segunda-feira (11), na Itapoan FM.
Além de produtor e apresentador, Pio é compositor de diversos sucessos, como Merengueira Siga-me e Te Amar Preciso, eternizados na voz de Chiclete com Banana, e participou da composição de Desafio, da antiga banda Harmonia do Samba.