Logo
Menu

Esfera

Buscar

Com 7 de setembro caindo no domingo, próximo feriado acontece no final de outubro

Dos cinco feriados planejados para 2025, três caem em finais de semana

Por: Gabriel Pina

01/09/202517:40Atualizado

Para a infelicidade dos brasileiros, o dia 7 de Setembro, feriado de independência nacional, coincidiu de cair em um dia de domingo, o que significa que a maioria dos trabalhadores não terá um dia de folga adicional. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), apenas os funcionários que já trabalham aos finais de semana têm direito ao descanso obrigatório, exceto aqueles que exercem funções consideradas essenciais.

mão riscando calendário
Foto: Reprodução/FreePik

Segundo a advogada especializada em direito trabalhista, Catharine Machado, os trabalhadores que forem convocados a trabalhar durante o feriado devem receber folga compensatória ou, caso não seja possível utilizar o banco de horas, além de ter o valor da remuneração pago em dobro, conforme estabelece o artigo 70 da CLT. 

Já para os profissionais que atuam no regime de escala 12x36, não há previsão de acréscimo salarial, uma vez que a remuneração já é calculada considerando esse formato de jornada. Vale ressaltar que empresas, especialmente do comércio, possuem a flexibilidade de definir suas escalas por meio de convenções coletivas ou acordos individuais, podendo ajustar as jornadas de trabalho durante o feriado.

No cenário soteropolitano, a realidade não é diferente: o dia 7 é o único feriado marcado no calendário, sem outras datas estaduais ou municipais. No entanto, ao longo do ano, os brasileiros ainda terão cinco feriados nacionais: 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal).

Mas, a infelicidade volta com força, uma vez que dos cinco feriados, três caem em fins de semana. Assim, o próximo feriado que oferece a possibilidade de um prolongamento é o dia 20 de novembro, quinta-feira, que se tornou feriado nacional em 2023.

Além dos feriados, também estão previstos alguns pontos facultativos ao final do ano: 28 de outubro, dedicado ao Dia do Servidor Público federal; 24 de dezembro, com ponto facultativo a partir das 13h na véspera de Natal; e 31 de dezembro, também com expediente reduzido a partir do meio-dia na véspera do Ano Novo.