Mais de 650 pinguins são encontrados mortos em praia de SP
Causa das mortes é incerta, mas há suspeita de pesca e fome
Por: Victor Hugo Ribeiro
23/08/2025 • 12:00 • Atualizado
Mais de 650 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados mortos na praia de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, na última semana. O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) monitorou os corpos dos animais entre os dias 15 e 22 de agosto.
Os pinguins foram achados em estado avançado de decomposição, o que impossibilita a identificação da causa exata das mortes. No entanto, o Instituto suspeita que os óbitos possam ter sido causados por dificuldades para encontrar alimento, parasitoses, infecções, a longa distância da migração e a interação com redes de pesca.
O que fazer ao encontrar um pinguim na praia
Especialistas alertam para a importância de não tentar ajudar o animal diretamente, pois ele pode estar debilitado e precisar de atendimento veterinário. Se encontrar um pinguim, siga estas recomendações:
- Não toque no animal.
- Não o alimente.
- Não tente devolvê-lo ao mar.
- Mantenha distância e afaste outras pessoas e animais domésticos.
- Entre em contato imediatamente com órgãos ambientais, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Instituto Mamíferos Aquáticos, a Polícia Ambiental (COPPA) ou o Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA).