INSS cria agências flutuantes para orientar aposentados da Amazônia
Operação PREVBarco inicia atendimentos no Amazonas e no Pará
Por: Iago Bacelar
24/08/2025 • 13:23
O INSS iniciou nesta segunda-feira 25 a operação PREVBarco, que transforma embarcações em agências flutuantes da Previdência Social. O serviço foi criado para orientar aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em aposentadorias e pensões, principalmente em áreas de difícil acesso na Amazônia.
Como funciona o PREVBarco
Cinco barcos foram disponibilizados nesta semana para chegar a comunidades acessíveis apenas pelos rios. Três embarcações estão no Amazonas, com previsão de atender 29 localidades, e duas estão no Pará, que devem alcançar 39 comunidades.
As embarcações são identificadas da seguinte forma
-
Manaus I – Vovó Jandira II
-
Manaus II – Manaós II
-
Manaus III – Vovô Alarico
-
Belém I – Leon IV
-
Barco Santarém I – Barão do Amazonas
O calendário completo de atendimento está disponível no site do INSS.
Ressarcimento para aposentados e pensionistas
Segundo o INSS, mais de 4 milhões de beneficiários em todo o país podem ter sofrido descontos irregulares. No PREVBarco, será possível verificar se houve desconto, contestar imediatamente e aderir ao processo de ressarcimento, com a devolução dos valores.
Estrutura de atendimento
Cada barco tem uma equipe formada por 10 servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A previsão é atender de 150 a 200 pessoas por dia em cada embarcação.