Logo
Menu

Esfera

Buscar

Energia mais cara: bandeira vermelha patamar 2 segue em Setembro

Aumento no custo da energia devido ao uso de termelétricas para suprir demanda gerada pela seca

Por: Lorena Bomfim

30/08/202518:00

As contas de energia elétrica de setembro terão um adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, devido à manutenção da bandeira vermelha no patamar 2. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (29).

Energia mais cara: bandeira vermelha patamar 2 segue em Setembro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A medida ocorre em razão de chuvas abaixo da média e do aumento da geração de energia a partir de termelétricas. "Em consequência, há necessidade de maior acionamento das usinas termelétricas, cujos custos de geração são elevados, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro", explicou a agência.

A Aneel também reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. "A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico", destacou.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de eletricidade, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de usinas mais caras, como as termelétricas.