Logo
Menu

Esfera

Buscar

Digitalização da TV aberta cresce 731% na atual gestão

Autorizações para retransmissoras e rádios comunitárias avançam significativamente, ampliando acesso à TV digital em todo o país

Por: Lorena Bomfim

17/08/202511:45

Dados divulgados pela Secretaria de Radiodifusão (Serad), do Ministério das Comunicações, mostram que o número de consignações para a digitalização de retransmissoras de canais analógicos de TV registrou aumento de 731% na atual gestão, em comparação com o mesmo período do governo anterior.

Digitalização da TV aberta cresce 731% na atual gestão
Foto: (Foto: Gustavo Torquato/MCom)

Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, foram emitidas 122 consignações. Já no período entre janeiro de 2023 e junho de 2025, o número subiu para 1.014. Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o avanço faz parte de um esforço para ampliar o acesso à TV digital no país. “Esse aumento de consignações segue orientação do presidente Lula para que os brasileiros, de todos os cantos do país, tenham acesso à TV digital”, afirmou.

O sinal analógico de TV aberta foi desligado em todo o Brasil em 30 de junho deste ano. A única exceção é o estado do Rio Grande do Sul, onde o prazo para o desligamento foi prorrogado em 74 municípios, devido aos problemas climáticos enfrentados no primeiro semestre do ano passado.

Segundo o balanço divulgado pela Serad:

  • As autorizações para retransmissores digitais de TV aumentaram 626%, passando de 155 no governo anterior para 1.126 na atual gestão.

  • As autorizações para retransmissores de rádio na Amazônia Legal cresceram 1.860%, saindo de 25 para 490.

  • As outorgas para rádios comunitárias registraram alta de 222%, de 85 para 274.

O resultado reflete a ampliação do acesso à radiodifusão digital e comunitária em todo o território nacional, reforçando o compromisso do governo em levar tecnologia e informação a regiões antes menos atendidas.