Vitória da Conquista e Belmonte marcam 13,1°C, menor temperatura da Bahia
Apesar do frio, municípios baianos ficaram longe das cidades mais geladas do Brasil, onde os termômetros chegaram a 3,9°C
Por: Lorena Bomfim
19/08/2025 • 09:36
Duas cidades baianas registraram a menor temperatura do estado nas últimas 24 horas: 13,1°C. Os municípios que marcaram o valor foram Vitória da Conquista, no sudoeste, e Belmonte, no sul da Bahia, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na sequência, aparecem outras cidades baianas com temperaturas mais baixas: Itiruçú (14,4°C), Correntina (14,8°C) e Caravelas (14,9°C).
Apesar do frio, nenhuma das cidades da Bahia entrou para a lista das mais geladas do país. O ranking nacional é liderado por Monte Verde (MG), com 3,9°C, seguida de General Carneiro (PR), 4,8°C; Maria da Fé (MG), 5,1°C; São José dos Ausentes (RS), 5,7°C; São Joaquim (SC), 6,6°C; Campos do Jordão (SP), 6,7°C; Vacaria (RS), 6,8°C; Conceição do Mato Dentro (MG), 7,2°C; São Mateus do Sul (PR), 7,4°C; e Quaraí (RS), 7,7°C.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, nesta terça-feira (19) a formação de um novo ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deve provocar instabilidades e fortes rajadas de vento sobre a Região Sul.
No Rio Grande do Sul, pancadas de chuva devem se espalhar ainda pela manhã e persistir ao longo do dia. Além disso, os ventos podem alcançar até 70 km/h no interior gaúcho e até 90 km/h no leste e no litoral.
No Nordeste, a circulação de ventos vindos do oceano continuará espalhando nuvens carregadas sobre parte da costa leste. O alerta é para chuva forte no litoral de Sergipe e de Pernambuco, enquanto no litoral de Alagoas há risco de temporais isolados. Já no sertão e no meio-norte da região, o tempo deve permanecer firme, sem previsão de chuva significativa. À tarde, algumas áreas podem registrar queda acentuada da umidade relativa do ar, além de calor intenso.
Relacionadas