Questões do Enem são anuladas por supostas informações vazadas
Medida é referente ao segundo dia do exame
Por: Redação
18/11/2025 • 18:00
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão anuladas, referentes às provas de Matemática e Ciências da Natureza, aplicadas no segundo dia. A decisão acontece após serem encontradas similaridades entre as perguntas com as apresentadas em uma live cinco dias antes da aplicação do teste.
O início dos rumores de um possível vazamento das questões começou no dia seguinte à aplicação da prova, onde estudantes que fizeram o exame afirmaram que algumas questões se assimilaram com as apresentadas pelo estudante Edcley Teixeira, que vende consultorias sobre o exame, durante uma live, publicada na última terça (11).
Questão apresentada por Edcley. Foto: Reprodução
Questão presente no caderno de Natureza do Enem 2025. Foto: Reprodução
De acordo com o Inep, a equipe técnica da comissão responsável pela montagem do exame analisou as questões e apontou “similaridades pontuais” com as presentes no teste. No entanto, os profissionais afirmaram que nenhuma pergunta foi reproduzida exatamente como na versão aplicada em 2025.
Mesmo assim, o Inep decidiu pela anulação das perguntas. Até o momento, o instituto não confirmou quais serão as questões.
Além disso, o Inep confirmou que a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso, onde será investigado se houve possível quebra de sigilo ou ato de má-fé, além da autoria da divulgação das questões.
Nas redes sociais, Edcley se defendeu das acusações. Segundo o estudante, a ação foi um modo de “democratização da educação” através de informações públicas, divulgadas pelo próprio Inep.
