Logo

Enem terá nova função a partir de 2026, anuncia ministro da Educação

Prova será usada para avaliar o desempenho do 3º ano do Ensino Médio

Por: Redação

17/11/202509:51

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite deste domingo (16) duas mudanças significativas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2026. As declarações foram feitas durante a coletiva de balanço do segundo dia de aplicação do Enem 2025.

Enem terá nova função a partir de 2026, anuncia ministro da Educação
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Enem será usado para avaliar desempenho 

A principal mudança é que o exame passará a ser utilizado oficialmente como instrumento de avaliação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Santana destacou que avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) têm apresentado baixa motivação entre os alunos, enquanto o Enem concentra maior dedicação por ser voltado ao ingresso no ensino superior.

“Não tenho dúvida de que teremos um resultado mais eficiente, mais fidedigno em relação ao desempenho do aluno no terceiro ano do Ensino Médio. O Inep já fez todos os estudos e avaliou os padrões que serão utilizados para essa avaliação, e nós já vamos aplicar isso a partir de 2026”, afirmou o ministro.

Governo estuda aplicar o Enem em países do Mercosul

Além da nova função do exame no Brasil, Santana informou que solicitou ao Palácio do Planalto e ao Inep um estudo sobre a viabilidade de aplicar o Enem em países do Mercosul já em 2026. A prova seria aplicada em português e seguiria o modelo tradicional.

Segundo o ministro, a análise deve considerar cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, mas a decisão só será tomada após a conclusão dos estudos técnicos previstos para o próximo ano.

“Solicitei ao Palácio e ao Inep uma avaliação sobre a possibilidade de aplicar o Enem nos países do Mercosul. Mas isso ainda será analisado pelo Inep”, concluiu.