Logo

CPMI do INSS rejeita convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula

Chico é vice-presidente de sindicato que foi alvo de operação da PF

Por: Redação

16/10/202515:39Atualizado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga as fraudes da chamada "Farra do INSS", rejeitou o requerimento para a convocação de Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi) e irmão de Lula.

Foto CPMI do INSS rejeita convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula
Foto: Divulgação/Agência Senado

O Sindnapi entrou no radar após a Polícia Federal (PF) realizar uma ação na semana passada, no âmbito da operação que investiga os descontos indevidos em aposentadorias do INSS, e ter apreendido um cofre, computadores e celulares na sede da entidade.

De acordo com informações do Metrópoles, o irmão de Lula não teria sido alvo da operação, o que fez a CPMI recusar a convocação. Ainda assim, foram pedidos também a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, mas o pedido foi retirado da pauta.

Um pedido de prisão preventiva do presidente do Sindnapi, Milton Cavalo Batista, também foi rejeitado. De acordo com cálculos da PF da Controladoria Geral da União, o esquema da "Farra do INSS" aponta que sindicatos e entidades associativas podem ter desviado até R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024 após cobrar indevidamente aposentados e pensionistas.