Logo
Menu

Econosfera

Buscar

“Inflação do aluguel” tem aumento de 0,36% em agosto

Imposto é utilizado como referência para ajustes nos preços de alugueis

Por: Gabriel Pina

28/08/202517:44Atualizado

Após três meses consecutivos de resultados negativos, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como a “inflação do aluguel”, voltou a registrar alta, chegando a 0,36% em agosto. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e mostram uma inversão na trajetória recente do indicador, que havia fechado julho em queda de 0,77%, após recuos também em maio (-0,49%) e junho (-1,67%).

casa com placa de "aluga-se"
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com o resultado de agosto, o IGP-M acumula alta de 3,03% nos últimos 12 meses. No mesmo período do ano anterior, o índice mensal havia sido de 0,29%, com acumulado anual de 4,26%. É importante lembrar que, em março de 2025, o indicador havia alcançado 8,58% no acumulado de doze meses.

O IGP-M é amplamente conhecido como “inflação do aluguel” por ser frequentemente utilizado como referência para o reajuste anual de contratos de locação. Além disso, o índice serve como base para o ajuste de diversas tarifas públicas e serviços. A coleta de preços para a apuração do IGP-M é realizada pela FGV em sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, abrangendo o período de 21 de julho a 20 de agosto.