Logo
Menu

Econosfera

Buscar

BC afirma que Pix Automático registrou 29 mil operações em 2 meses

Função permite agendar transações via pix pelo app do banco

Por: Gabriel Pina

03/09/202518:04Atualizado

Nesta quarta-feira (3), o Banco Central (BC) anunciou que o Pix Automático, lançado em 16 de junho, registrou 29 mil operações em seus dois primeiros meses de funcionamento A modalidade foi desenvolvida para agendar pagamentos de contas com valores variáveis, como energia, telefone, mensalidades escolares e condomínios.

mulher segurando celular com app do pix aberto
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Segundo o BC, a funcionalidade integra um conjunto de expansões do Pix, que incluirá o Pix Parcelado, que tem previsão de iniciar operações até o final de setembro, permitindo operações de crédito com pagamento em várias vezes. Além disso, a partir de 1º de outubro, os bancos vão oferecer um canal para que os clientes possam contestar transações Pix diretamente pelo aplicativo, eliminando a necessidade de contato telefônico ou presencial com a instituição.

A função do Pix Automático é operada inteiramente pelo aplicativo do banco. A empresa envia a solicitação de pagamento automático e o cliente define as regras como valor máximo por transação e a forma de pagamento, autorizando subsequentemente o débito. Já os pagamentos ocorrem automaticamente nas datas programadas, com duas tentativas de cobrança e repetição em caso de falta de saldo.

Por fim, o Banco Central destaca que está previsto para 2026 a função “Pix em Garantia", que permitirá que empresas utilizem recebíveis futuros do Pix como garantia creditícia, com o objetivo de reduzir custos de empréstimos.