Logo
Menu

Econosfera

Buscar

"99% do atendimento do Sebrae é gratuito e acessível para micro e pequenos empreendedores", afirma Franklin Santos

Diretor técnico do Sebrae Bahia explica como a instituição oferece assessoria gratuita e ferramentas para fortalecer empreendedores

Por: Iago Bacelar

19/08/202513:02

Em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, na Itapoan FM, Franklin Santos, diretor técnico do Sebrae Bahia, explicou como a instituição apoia micro e pequenas empresas em todo o estado. Ele detalhou que o Sebrae oferece orientação desde quem está começando um negócio até empresários já formalizados, com atendimentos gratuitos e acessíveis.

"99% do atendimento do Sebrae é gratuito e acessível para micro e pequenos empreendedores", afirma Franklin Santos
Foto: Foto: Felipe Santana

Santos destacou ferramentas de planejamento, assessoria para abertura de empresas, análise de mercado e capacitação, reforçando a missão do Sebrae de fortalecer o empreendedorismo na Bahia.

"O Sebrae é bom para quem quer começar certo, com as melhores orientações e práticas do mercado, mas também atende empresas já constituídas há 20, 30 anos", afirmou Franklin Santos.

 

A quem o Sebrae atende 

 

Franklin Santos explicou que o Sebrae atende desde microempreendedores informais até empresas que faturam até 4,8 milhões por ano. Ele destacou que o objetivo é orientar quem deseja abrir um negócio ou profissionalizar atividades já existentes, oferecendo assessoria completa sobre planejamento, formalização e gestão.

O diretor reforçou que a instituição pode ajudar desde a escolha do ponto comercial até a definição do público-alvo, cálculo de custos, planejamento financeiro e legalização da empresa. Para Santos, o atendimento personalizado e gratuito é um diferencial que aproxima os empreendedores das melhores práticas do mercado.

 

Ferramentas e oportunidades

 

Santos destacou o Aplicativo Radar Sebrae, que permite ao empreendedor verificar quais negócios têm maior chance de sucesso em determinados endereços. Ele explicou que a ferramenta considera mais de 150 tipos de negócios e indica onde há maior demanda, ajudando a transformar ideias em oportunidades reais de crescimento.

Além disso, a instituição oferece capacitação, orientação estratégica, consultoria em gestão e inovação, permitindo que empreendedores aumentem a competitividade de seus negócios. Franklin Santos reforçou que, mesmo quando há algum custo, ele é simbólico, e 99% do atendimento é totalmente gratuito.