Logo

Itaú fecha mais uma agência em Salvador e transfere 20 mil clientes

Unidade do Caminho das Árvores será encerrada em novembro, sindicato protesta contra avanço do atendimento digital

Por: Redação

18/09/202508:34

O Itaú Unibanco anunciou o fechamento da agência localizada na avenida Tancredo Neves, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. A decisão, prevista para 5 de novembro, afetará cerca de 20 mil correntistas e os 28 funcionários que atuam no local, fundado em 1992.

Foto  Itaú fecha mais uma agência em Salvador e transfere 20 mil clientes
Foto: Divulgação

O encerramento ocorre uma semana após o banco demitir mil empregados ligados à área de tecnologia, principalmente em São Paulo. A justificativa oficial foi baixa produtividade, mas a medida gerou questionamentos internos. Em Salvador, bancários protestaram na quarta-feira (17), contra a decisão.

Segundo Luciana Dória, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, o banco alega que o fechamento está relacionado à migração dos clientes para serviços digitais. “Muitos ainda não têm acesso ou habilidade para utilizar as plataformas, além da vulnerabilidade diante de golpes virtuais”, alertou.

Esta será a quarta agência de grande porte fechada na capital baiana em 2025, após o encerramento das unidades de Brotas, Cabula e Imbuí, que juntas impactaram 73 mil clientes. Os correntistas da Tancredo Neves serão transferidos para a agência Iguatemi.

Em nota, o Itaú afirmou que 97% das operações de pessoas físicas já ocorrem via canais digitais e que sua rede física passará a ter um papel “mais consultivo e especializado”.

O fechamento de agências não se restringe a Salvador. Em Chorrochó, no interior da Bahia, a Justiça suspendeu o encerramento da única unidade do Bradesco no município, que deixaria os clientes a 170 km do banco mais próximo.

Dados da Febraban mostram que sete em cada dez transações bancárias no Brasil já são feitas pelo celular. Somente em 2024, Itaú, Bradesco e Santander encerraram 856 agências no país. Desde 2014, mais de cinco mil unidades foram desativadas.