Indústria de Cosméticos para cabelos é destaque no terceiro dia da INDEX
Profissionais destacam importância da autovalorização para o mercado
Por: Gabriel Pina
29/08/2025 • 16:38
A Bahia assumiu protagonismo na consumo de cosméticos no Brasil. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o estado é responsável por cerca de 30% do consumo nacional. E esse crescimento foi pauta dentro do IDEX 2025.
De acordo com a assessora executiva do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia, o estado tem também despontado na produção de produtos voltados ao cuidado pessoal. "Hoje, a Bahia se tornou um centro cosmético, com uma amplitude muito grande do nível de empresas que estão crescendo para a área. A gente tem uma credibilidade em termos de qualidade para o mundo" destacou Cardoso

Portal Esfera
Ainda, a profissional destacou que os empreendedores do setor estão para além da capital baiana. Salvador não é o grande boom. Lauro de Freitas, sim. Nós temos empresas em Teixeira de Freitas que é um polo muito grande. A gente não percebe o quanto o interior virou um interior da indústria, e eu estou falando só da área de cosmética", destacou a Dionir.
Esse é o caso de Jeane Rocha. A empreendedora e gerente da Ouais Cosméticos, empresa que surgiu em Lauro de Freitas, pontou o que faz o mercado baiano de cosméticos ser tão potente.
"Nós brasileiros somos essencialmente crespos, as cacheadas, né? Nós temos essa singularidade. E hoje a oferta de produtos para esse nicho é gigantesca... Se você parar para analisar aqui na Bahia, no nosso estado, no Nordeste, a maioria do público que existe aqui é o público com essa característica. Como você não vai estar voltado para essa característica se o público é esse, o público consumidor?" afirmou Jeane.
"Essa valorização dos cabelos cacheados fez uma total diferença... É uma saúde mental também. É uma libertação. Porque você se reconhece como você mesma. Você não precisa estar preso a padrão nenhum, né? Você mostra quem você é de verdade", completou.
Relacionadas