Logo

Julho terá conta de luz mais cara com manutenção da bandeira amarela

Medida reflete o maior custo para produzir energia elétrica

Por: Agência Brasil

26/06/202619:50

A conta de luz continuará com cobrança extra em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na quinta-feira (25) que a bandeira tarifária permanecerá amarela no próximo mês. Com isso, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) seguirão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Conta luz
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a agência, a decisão foi tomada porque o período seco reduz a quantidade de água disponível para gerar energia nas hidrelétricas. Para atender à demanda, é preciso ligar usinas termelétricas, que têm custo maior.

"A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a Aneel.

Leia mais:
Consulta ao atendimento especializado para o Enem 2026 já está disponível
Concurso da Ufba oferece salários de até R$ 13,7 mil; inscrições já estão abertas
Salvador terá mais de três meses de sessões gratuitas de cinema

O sistema de bandeiras tarifárias existe desde 2015 e serve para mostrar quanto custa produzir a energia elétrica usada em casas, comércios e indústrias. Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) faz uma nova avaliação e define a forma de geração para atender o consumo, além de estimar os custos que serão repassados pelas bandeiras.

Como funciona a cobrança

Quando a bandeira é verde, a conta de luz não recebe nenhum valor adicional. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha aumenta ainda mais o valor: no Patamar 1, o adicional é de R$ 4,46 por 100 kWh, enquanto no Patamar 2 a cobrança sobe para R$ 7,87 pelo mesmo consumo.