Nova medida projeta modificação nos atendimentos do SUS
Novo recurso pode abranger modernização tecnológica
Por: Redação|Agência Brasil
18/11/2025 • 17:00
O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá uma rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e de medicina de alta precisão. A medida envolve o anúncio, nesta terça-feira (18), do Ministério da Saúde, em Brasília. O objetivo da proposta é juntar tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional para modernizar o atendimento.
No princípio, a novidade projeta a implantação de 14 unidades de terapia intensiva (UTIs) automatizadas. Elas funcionarão de forma interligada nas cinco regiões do país. Outra novidade compreende a construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro hospital inteligente do país.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que outras oito unidades hospitalares serão modernizadas “com envolvimento de universidades e secretarias de saúde”.
Aceleração no processo
O uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência. Como benefício ainda é possível tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos. Esta é a previsão para a rede do programa Agora Tem Especialistas, voltado para a expansão do atendimento especializado na rede pública.
Cidades como Salvador serão contempladas pelas 14 UTIs inteligentes. Outros locais como Manaus, Dourados (MS), Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília farão parte.
Relacionadas
