Logo

Falhas e reclamações causam a substituição de 50 mil canetas de insulina

Dispositivos foram fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Por: Redação

15/10/202518:30

Importante material no tratamento de pessoas com diabetes tipo 1, as canetas de insulina reutilizáveis, distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisaram de substituições após apresentaram falhas. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50 mil unidades já foram trocadas. 

Canetas Reutilizaveis Para Insulina
Foto: Divulgação/Caroline Morais/Ministério da Saúde

A decisão de substituição em larga escala ocorreu depois das falhas mecânicas e quebras no material fornecido pela empresa GlobalX. As queixas começaram a surgir nas últimas semanas, com comentários de médicos que se avolumaram nas próprias redes sociais do ministério.

Como acréscimo ao agravante, os próprios técnicos de saúde também relataram dificuldade de encaixe de carpule, vazamentos e rompimentos dos dispositivos. 

Em nota à Folha de S. Paulo, a GlobalX comentou que cerca de 1,5% das unidades apresentaram defeitos. A empresa declarou ter doado mais de 1,4 milhão de canetas, e mantém diálogo com a pasta para promover ajustes no produto.

Na declaração foram listadas algumas mudanças, como: a transparência no suporte do carpule; a substituição do sistema de trava por rosca; e etiquetas de diferenciação entre as insulinas NPH, usada para manutenção, e regular, para uso após as refeições.