Diretora da Fundação Bahiana destaca investimentos em tecnologia
Instituição moderniza estrutura e amplia atendimento em Salvador
Por: Domynique Fonseca
29/10/2025 • 17:00
Durante entrevista ao Portal Esfera no Rádio, transmitido pela Itapoan FM (97,5) e comandado por Luis Ganem, a diretora médica do Hospital Fundação Baiana de Cardiologia e Combate ao Câncer (HFBCcc), Dra. Vanessa Vianna, celebrou os 35 anos da instituição destacando avanços na gestão, investimentos em tecnologia e novos projetos de expansão.
Segundo a médica, o hospital vive um novo momento marcado por uma gestão integrada e eficiente.
“Temos uma superintendência médica liderada pelo doutor Cícero Campanharo, referência em gestão hospitalar. Eu atuo na diretoria técnica médica, ao lado da diretora assistencial Viviane Wolfovitch e da diretora administrativa Manoela Santana. Juntos, trabalhamos para reduzir a burocracia, melhorar a eficiência e mostrar que investir com conhecimento pode reduzir custos”, explicou.
A cardiologista enfatizou que a Fundação tem apostado em dois tipos de inovação: a tecnológica e a de gestão.
“Estamos renovando nosso parque tecnológico, com novos monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares e a aquisição de um tomógrafo de 80 canais e 160 cortes, que utiliza inteligência artificial para gerar imagens mais precisas e com menor exposição à radiação”, contou.
Além disso, o hospital adquiriu uma segunda máquina de hemodinâmica e vem modernizando suas unidades de terapia intensiva. “São 35 anos de conquistas e muito ainda está por vir. Estamos construindo um futuro ainda mais sólido e inovador”, afirmou.
A diretora destacou que a inovação tecnológica não substitui o cuidado humano, mas o aprimora. “A automação dos processos permite que tenhamos mais tempo e atenção para o paciente. Nosso foco é melhorar a experiência desde o primeiro contato até a alta hospitalar”, pontuou.
Formas de atendimento
Com o aumento na procura pelos serviços, o número de ligações ao call center passou a ser de cerca de 17 mil por mês. Para atender à demanda, o hospital ampliou sua central telefônica, implantou automação e está incorporando inteligência artificial para otimizar o agendamento de consultas e exames.
O número unificado de marcação é (71) 2102-8555, válido para toda a rede do Estado. Também há atendimento via WhatsApp pelo (71) 99245-0326.
A Fundação Baiana prepara novas unidades para 2025, incluindo uma policlínica na Lapa, em Salvador, com 12 salas de atendimento e diversas especialidades.
“Queremos levar para o centro da cidade o mesmo padrão de excelência que oferecemos na Pituba. O objetivo é ir além das nossas paredes e ampliar o acesso à saúde de qualidade”, destacou Vanessa.
A sede principal do hospital está localizada na Rua das Hortênsias, no bairro da Pituba, em Salvador.
Entre os planos de saúde atendidos estão: Planserv, Saúde Caixa, Gama, Petrobras, Mediservice, Fussex, ApubSaúde, Geap, Bradesco, Aeronáutica, Unimed, Pró-Social, União Médica, PlanAssiste, Saúde Naval, Porto Seguro, Bacen Saúde, Faxésf Saúde, Caceb, Cammed, Acefaz, Asfeb, SulAmérica, Unafisco e Atitude Saúde.
Mais informações estão disponíveis no site www.fbc-ba.com.br e nas redes sociais do hospital (@hospitalfbc).
Relacionadas
