Logo

Presidente de cooperativa vira alvo de operação por assédio a funcionárias

Polícia investiga violência psicológica, ofensas e tentativa de destruir provas na Bahia

Por: Redação

31/01/202611:30

O presidente de uma cooperativa agropecuária foi alvo de uma operação policial na manhã desta sexta-feira (30), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, ele é investigado por violência psicológica, assédio moral, injúria e ocultação de documentos contra funcionárias da instituição.

Foto Presidente de cooperativa vira alvo de operação por assédio a funcionárias
Foto: Divulgação / PCBA

Conforme informações apuradas pela polícia, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). As investigações apontam que o dirigente utilizava o cargo de presidente para intimidar, ofender a honra das funcionárias e exercer controle abusivo sobre o ambiente de trabalho.

Durante a ação, os investigadores apreenderam uma pasta com documentos de uma sindicância interna, que já indicava indícios dos crimes apurados. De acordo com a PC, o material poderia ser destruído, já que o investigado teria convocado uma reunião para anular a apuração interna.

 

Vítimas

 

Os relatos das vítimas indicam que os episódios ocorreram entre fevereiro e novembro de 2025. Uma das funcionárias afirmou sofrer comentários constantes sobre o corpo, além de ser ridicularizada com apelidos e observações ofensivas. Em outro episódio, ao chegar atrasada por problemas no transporte, teria ouvido do presidente que estava viajando “atrás de macho”.

A vítima também relatou que, em momentos a sós, foi chamada de “nada”, situação que resultou em crises de ansiedade, pânico, insônia e agorafobia, conforme depoimento anexado à investigação. A Polícia Civil informou que solicitou a prisão do investigado, mas ele ainda não havia sido localizado até a última atualização. O caso segue em apuração.