Logo

Salvador está entre as capitais com maior número de solteiros, diz IBGE

Pesquisa revela dados especiais sobre cidades baianas

Por: Redação

05/11/202521:00

Salvador é a primeira capital do Brasil com o maior número de "descasados", e a segunda com o maior número de "solteiros", de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, realizada nesta quarta-feira (5), faz parte dos dados voltados para a nupcialidade e estrutura familiar coletados no Censo de 2022.

Anéis de casamento
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik

A informação passada afirma que os descasados seriam aqueles que se separaram de uma união conjugal, podendo ser casamento, união estável ou morar junto. Além disso, foram feitas mais três divisões: viviam em união; não viviam, mas já viveram em união; e nunca viveram em união.

Conforme o Censo de 2022, só em Salvador cerca de 44,7% das pessoas entrevistadas viviam em união conjugal. Em seguida estaria São Luís, no Maranhão, com cerca de 44,5%. Outro dado apresentado é o de quem "não viviam, mas já viveram em união" onde a capital saiu da 4ª posição no ranking das capitais para a 1ª - 23,8% da população.

Entre os anos de 2010 a 2022, o número de "descasados" cresceu de forma geral no Brasil e na Bahia não foi diferente: saiu de 15,6% para 20,4%. Outra porcentagem apresentada é a de que 48,6% das pessoas vivem em união.

Bahia é top 3


Mesmo Salvador na liderança do ranking das capitais, se tratando dos solteiros, há outras cidades da Bahia que também seguem a numeração elevada de pessoas que “não vivem em união conjugal”. Municípios como Ipecaetá (38,2%), a 170 km de Salvador,  Mansidão (37,9%), no oeste da Bahia e Antônio Cardoso (37,3%), a 33 km de Feira de Santana, estão entre os principais.

Por outro lado, outras localidades baianas têm os maiores números de "casados": Feira da Mata (60,0%), no oeste da Bahia, Tabocas do Brejo Velho (59,0%) e  Rio do Antônio (58,8%), no oeste da Bahia.