Rodoviários passam por teste do bafômetro durante o Carnaval de Salvador
Operação amplia testes do bafômetro e inclui motoristas, taxistas e servidores municipais na fiscalização
Por: Domynique Fonseca
17/02/2026 • 11:26 • Atualizado
Durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) intensificou as ações da Operação Respeito à Vida, que inclui a realização de testes do bafômetro em diferentes pontos da capital baiana, incluindo as estações de transporte público. A iniciativa ocorre de forma ampliada durante o período da folia.
O Portal Esfera acompanhou, na manhã desta terça-feira (17), a realização da Operação Lei Seca na Estação Pirajá. Motoristas foram abordados e submetidos ao teste de alcoolemia como parte das medidas de segurança viária adotadas para o Carnaval.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Diego Brito, a operação já é realizada rotineiramente ao longo do ano, mas recebe reforço especial durante a festa.
“A nossa operação Respeito à Vida, que é a operação Lei Seca, funciona todos os dias em pontos aleatórios da cidade. No período de Carnaval, iremos reforçar. Além dos condutores, das blitz presenciais, os motoristas de coletivos, taxistas, funcionários envolvidos e pessoas que irão prestar serviço também passam por esse teste. Até os funcionários da prefeitura, para iniciarem o serviço, têm que passar pelo teste do bafômetro. Até os agentes de trânsito só são liberados para atuar com a viatura após se submeterem ao exame”, afirmou.
Domynique Fonseca/ Portal Esfera
Em síntese, nenhum agente é autorizado a conduzir viatura oficial sem realizar previamente o teste, medida que também se estende a motoristas vinculados à própria prefeitura.
