Patinetes elétricos são ampliados para a Cidade Baixa; veja pontos
Mais de 100 novos patinetes passam a atender a região
Por: Redação
14/11/2025 • 18:37
Nesta sexta-feira (14) o serviço de patinetes elétricos compartilhados foi ampliado para a região da Cidade Baixa. A nova área contempla a orla da Ribeira, desde o Terminal Hidroviário da Travessia Ribeira-Plataforma até a região da Baixa do Bonfim.
Com a expansão, mais de 100 novos patinetes passam a atender a região, oferecendo aos soteropolitanos uma opção de transporte alternativo, ágil e não poluente.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que Salvador tem avançado de forma consistente nas políticas de sustentabilidade e anunciou novas medidas voltadas à segurança e à educação no trânsito.
“Salvador está entre as 11 cidades do mundo que reduziram em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa. Essa linha reforça nosso compromisso em melhorar o serviço, dando também uma colaboração à sustentabilidade”, afirmou.
O gestor também revelou que a Campanha de Verão dos Patinetes Elétricos será lançada ainda em novembro, com foco no uso seguro do modal diante do aumento no número de viagens durante a alta temporada. A ação incluirá blitze educativas, atividades da Escola de Direção Segura e reforço nas orientações sobre boas práticas de circulação.
Segurança
Outra novidade anunciada pela Semob é a limitação de velocidade para novos usuários. A partir de agora, quem fizer o primeiro cadastro no sistema da JET terá a velocidade máxima dos patinetes reduzida para 15 km/h, até completar 15 km percorridos ou cinco viagens realizadas.
Segundo Pablo Souza, a medida busca garantir mais segurança para quem está começando a utilizar o serviço.
“Nosso foco é garantir que o uso dos patinetes elétricos seja cada vez mais seguro e responsável. Essa limitação inicial é uma forma de proteger os novos usuários e estimular o uso consciente. Além disso, seguimos com ações educativas e de fiscalização que fortalecem a segurança viária, como as blitze educativas e as escolinhas de condução”, destacou o secretário.
O assessor da JET, Lincoln Silva, ressaltou que a expansão do serviço é resultado do bom diálogo com o poder público e da crescente aceitação do modal pela população.
“A ampliação se dá como fruto de um bom diálogo entre nossa empresa e o município, além da grande demanda da população pelo serviço. Isso demonstra que, cada vez mais, o novo modal vem colaborando com o dia a dia da população, em especial nas regiões do Centro a Piatã”, pontuou.
Operação
Desde janeiro, Salvador já conta com cerca de 150 mil usuários cadastrados e teve mais de 465 mil viagens realizadas entre janeiro e setembro. Apenas em outubro, foram 59 mil deslocamentos, o maior volume dos últimos seis meses. Atualmente, a JET opera com 938 patinetes elétricos, todos equipados com GPS, sinalização noturna, sistema de freios, campainha e placa de identificação.
As ações educativas e de fiscalização seguem como prioridade. Somente em setembro, foram realizadas 10,2 mil abordagens, resultando em 1.784 contas bloqueadas e 93 atividades da Escola de Direção Segura. As aulas gratuitas acontecem às sextas e sábados, das 8h às 17h, no Farol da Barra, e aos domingos, das 10h às 14h, na Avenida Magalhães Neto.
Essas medidas têm contribuído diretamente para a redução de emissões de carbono. Entre janeiro e outubro de 2025, 277 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas na cidade graças ao uso dos patinetes.
O serviço segue as regras do Decreto nº 40.301/2025, que regulamenta a operação dos patinetes elétricos em Salvador, definindo critérios como o uso individual, a proibição para menores de 18 anos e as normas de segurança de circulação.
Relacionadas
