Logo

Mau tempo gera problemas em viagens de quatro aeronaves em Salvador

Condições climáticas têm impedido os pousos

Por: Gabriel Pina

22/10/202518:30

O mau tempo que atingiu o estado da Bahia, desde esta segunda-feira (20), tem afetado as escalas dos voos que decolam e pousam na capital baiana. Conforme apurado pelo Portal Esfera, ao menos quatro voos tiveram suas rotas alternadas para as pistas em Aracaju, Belo Horizonte, Maceió e Recife, entre a segunda e esta quarta-feira (22).

avião decolando
Foto: Ilustrativa/Tomaz Silva/Agência Brasil

Os voos G3 1594 e G3 1823, da companhia aérea GOL, que vinham respectivamente dos aeroportos de Congonhas (CGH), em São Paulo, e de São Luiz (SLZ), no Maranhão, com destino ao Aeroporto de Salvador, precisam ter suas rotas alternadas para os aeroportos de Maceió e Aracaju, nesta quarta, após os comandantes avaliarem que “condições meteorológicas adversas” poderiam afetar a segurança do pouso.

Em nota, a Gol afirmou que, após o procedimento de mudança de rota, ambas as aeronaves foram reabastecidas e posteriormente retornaram ao aeroporto da capital baiana, pousando normalmente, sem qualquer adversidade.

Além da empresa, um outro avião da Azul Linhas Aéreas também alternou seu pouso, ainda nesta quarta, de Salvador para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O Portal Esfera procurou a Azul para mais detalhes, mas até o momento não teve retorno. 

Voo internacional 

As condições do tempo não têm afetado também as rotas de origem internacional. Na madrugada desta terça-feira (21), uma aeronave da companhia aérea portuguesa TAP, que seguia de Lisboa, capital de Portugal, com destino a Salvador, mudou de rota para o Aeroporto Internacional do Recife, também por conta das condições climáticas adversas.

De acordo com a Aena, empresa responsável pela administração do aeroporto, o avião foi reabastecido e retornou à cidade baiana momentos depois.

Outros episódios

As condições climáticas em Salvador têm também provocado episódios recorrentes do procedimento de arremeter, que consiste em o piloto cancelar o pouso e voltar a subir para tentar repetir a aterrissagem com segurança.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver passageiros de um voo celebrando o pouso bem sucedido de uma aeronave no Aeroporto de Salvador. Confira:

Vídeo: Reprodução/TikTok @thomazhenriquesleg

 

Condições da pista do aeroporto

Procurada, a VINCI Airports, que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, afirmou que as pistas seguem com operação normal, mesmo com as chuvas registradas na capital baiana. A concessionária ainda enfatizou que, em períodos de instabilidade climática, as decisões sobre alternar ou pousar são tomadas pelas próprias companhias aéreas e seus comandantes, conforme as políticas de segurança de cada uma.