Mau tempo gera problemas em viagens de quatro aeronaves em Salvador
Condições climáticas têm impedido os pousos
Por: Gabriel Pina
22/10/2025 • 18:30 • Atualizado
O mau tempo que atingiu o estado da Bahia, desde esta segunda-feira (20), tem afetado as escalas dos voos que decolam e pousam na capital baiana. Conforme apurado pelo Portal Esfera, ao menos quatro voos tiveram suas rotas alternadas para as pistas em Aracaju, Belo Horizonte, Maceió e Recife, entre a segunda e esta quarta-feira (22).
Os voos G3 1594 e G3 1823, da companhia aérea GOL, que vinham respectivamente dos aeroportos de Congonhas (CGH), em São Paulo, e de São Luiz (SLZ), no Maranhão, com destino ao Aeroporto de Salvador, precisam ter suas rotas alternadas para os aeroportos de Maceió e Aracaju, nesta quarta, após os comandantes avaliarem que “condições meteorológicas adversas” poderiam afetar a segurança do pouso.
Em nota, a Gol afirmou que, após o procedimento de mudança de rota, ambas as aeronaves foram reabastecidas e posteriormente retornaram ao aeroporto da capital baiana, pousando normalmente, sem qualquer adversidade.
Além da empresa, o voo AD 4300, da Azul Linhas Aéreas, também alternou seu pouso, ainda nesta quarta, de Salvador para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por conta das condições meteorológicas. Pelo mesmo motivo, a empresa precisou também cancelar outro voo que tinha previsão de sair da capital baiana com destino a BH. Em nota, a Azul afirmou que prestou assistência aos passageiros afetados e lamentou o transtorno, mas destacou que a ação foi necessária para garantir a segurança da tripulação.
Voo internacional
As condições do tempo não têm afetado também as rotas de origem internacional. Na madrugada desta terça-feira (21), uma aeronave da companhia aérea portuguesa TAP, que seguia de Lisboa, capital de Portugal, com destino a Salvador, mudou de rota para o Aeroporto Internacional do Recife, também por conta das condições climáticas adversas.
De acordo com a Aena, empresa responsável pela administração do aeroporto, o avião foi reabastecido e retornou à cidade baiana momentos depois.
Outros episódios
As condições climáticas em Salvador têm também provocado episódios recorrentes do procedimento de arremeter, que consiste em o piloto cancelar o pouso e voltar a subir para tentar repetir a aterrissagem com segurança.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver passageiros de um voo celebrando o pouso bem sucedido de uma aeronave no Aeroporto de Salvador. Confira:
Vídeo: Reprodução/TikTok @thomazhenriquesleg
Condições da pista do aeroporto
Procurada, a VINCI Airports, que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, afirmou que as pistas seguem com operação normal, mesmo com as chuvas registradas na capital baiana. A concessionária ainda enfatizou que, em períodos de instabilidade climática, as decisões sobre alternar ou pousar são tomadas pelas próprias companhias aéreas e seus comandantes, conforme as políticas de segurança de cada uma.
