Logo

Mata Escura é o bairro mais masculino de Salvador, aponta IBGE

Apenas cinco bairros da capital têm maioria de homens; presença de presídios e perfil urbano explicam o fenômeno

Por: Redação

15/01/202610:42

Salvador, cidade de maioria feminina, tem apenas cinco bairros onde os homens são maioria. O principal deles é a Mata Escura, onde 53,87% da população é masculina, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas cinco bairros da capital têm maioria de homens; presença de presídios e perfil urbano explicam o fenômeno
Foto: Julio Cesar Almeida/TV Bahia

Na sequência aparecem o Centro Administrativo da Bahia (53,18%) e o Centro Histórico (50,95%). Completam a lista a Ilha Bom Jesus dos Passos (50,83%) e a Ilha dos Frades/Ilha de Santo Antônio (50,22%).

De acordo com o superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia, a presença do complexo penitenciário explica o destaque da Mata Escura. “A população carcerária interfere diretamente na média. Em outros bairros, o número reduzido de moradores ou o perfil pouco residencial também influencia essa proporção”, afirma.

Urpia acrescenta que áreas com forte atividade comercial, como o Centro, têm esvaziamento residencial, enquanto nas ilhas o deslocamento de moradores  com parte das mulheres vivendo no continente  pode impactar os dados.

Bairros com mais mulheres

No outro extremo, o Canela é o bairro mais feminino de Salvador, com 58,15% de mulheres. Graça e Pituba também estão entre os dez primeiros do ranking.

Segundo o IBGE, a maior presença feminina nesses bairros está relacionada ao perfil etário mais elevado. “As mulheres vivem mais e acabam sendo maioria em regiões com população mais envelhecida, especialmente em bairros tradicionais”, explica Urpia.