Logo

Mais de 2.500 estabelecimentos são vistoriados em ação contra incêndios

Gestores e comerciantes receberam orientações sobre cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico

Por: Redação

07/11/202512:30

Com foco na prevenção e segurança contra incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, uma ação simultânea em Salvador e em diversas cidades do interior do estado

Foto Mais de 2.500 estabelecimentos são vistoriados em ação contra incêndios
Foto: Divulgação / Ascom Corpo de Bombeiros

Ao todo, 2.524 estabelecimentos comerciais foram visitados na capital e no interior da Bahia, e os responsáveis receberam orientações sobre medidas de prevenção e a importância da regularização por meio do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

A operação 

A mobilização teve início às 7h, quando as equipes especializadas do CBMBA partiram para visitar estabelecimentos e dialogar com empresários, comerciantes e gestores sobre o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico. 

Durante a operação, os bombeiros também esclareceram dúvidas sobre como solicitar o AVCB, explicando o passo a passo do processo e destacando a relevância dessas medidas para a proteção de vidas e patrimônios.

Gerente de um estabelecimento comercial no bairro da Federação, Carolina Almeida destacou a importância da ação. 

“Aqui estamos regularizados, mas sempre surge alguma dúvida. Acho que essas orientações deveriam acontecer com mais frequência, pois também nos ajudam a lembrar que precisamos estar sempre nos atualizando, e todo cuidado é bem-vindo”, destaca.

“Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância da regularização e da manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico, evitando que tragédias aconteçam. Nossos militares são treinados para tirar dúvidas e explicar esses cuidados aos cidadãos. Nossa meta principal com essa ação é prevenir situações de possíveis incidentes e, com isso, preservar, além de bens materiais, as vidas de funcionários e frequentadores desses locais”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Fernandes.