Estudantes ganham transporte gratuito nos dias do Enem
Gratuidade será no intervalo entre 10h e 20h
Por: Redação
07/11/2025 • 18:30 • Atualizado
Os alunos com cartão de meia passagem estudantil ativo e válido terão suspensão na cobrança da tarifa de ônibus. A medida estará em vigor nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, conforme divulgado pela Prefeitura de Salvador. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Salvador, por parte do prefeito Bruno Reis.
“Aproveito a oportunidade, nesse evento com mais de cinco mil jovens, para anunciar que nos dois domingos de realização do Enem o transporte público será gratuito para os estudantes que irão fazer a prova, para não se preocuparem com o valor da passagem”, afirmou o prefeito.
De acordo com a medida publicada no Diário Oficial, a decisão é para facilitar a locomoção dos candidatos e reduzir o número de ausências por dificuldades de transporte. Contudo, há um período de horário definido: das 10h até as 20h nos domingos do dia 9 e 16 de novembro de 2025.
Para ter direito ao benefício, o estudante deverá utilizar o seu cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, no período das 10h às 20h. A gratuidade poderá ser utilizada tanto nos ônibus regulares da cidade quanto no BRT e no Sistema de Transporte Complementar (STEC).
Além da gratuidade na passagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) afirmou que fará um reforço especial na frota de ônibus para as principais regiões da cidade. Ao todo, 143 ônibus irão reforçar a frota de 72 linhas e 21 terminais, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras.
No mais, a intervenção também vale para outros sistemas de transporte público além do ônibus, isto é, BRT e os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC).
“Estamos fazendo todo o possível para que os estudantes possam chegar aos locais de prova com conforto e tranquilidade, e lembramos que, no dia da prova, saiam de casa com antecedência para evitar qualquer atraso”, destacou o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza.
