Dez suspeitos morrem em confrontos com a PM na RMS e no sul da Bahia
Ações ocorreram em Camaçari e Itajuípe; armas de grosso calibre, drogas e equipamentos foram apreendidos
Por: Redação
26/01/2026 • 08:40 • Atualizado
Ao menos dez homens morreram após trocas de tiros com policiais militares em duas ações distintas realizadas no domingo (25), na Região Metropolitana de Salvador e no sul da Bahia. As ocorrências foram registradas em Barra do Pojuca, no município de Camaçari, e na zona rural de Itajuípe. Em nenhuma das operações houve registro de policiais feridos.
Em Camaçari, quatro suspeitos foram baleados durante um confronto no bairro do Poço, em Barra do Pojuca. De acordo com a Polícia Civil, equipes da Polícia Militar realizavam rondas na localidade quando encontraram um grupo armado, dando início à troca de tiros.
Os feridos chegaram a ser socorridos e levados ao Hospital Menandro de Farias, mas não resistiram. Três deles foram identificados como Felipe Santana Duarte, de 19 anos, Lucas Santos Barbosa, de 27, e David Carvalho Araújo, de 44. O quarto homem não portava documentos no momento da ocorrência.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Homicídios (DH) de Camaçari. Na ação, os policiais apreenderam uma pistola e entorpecentes.
Divulgação/ PM
Operação no sul do estado
Horas antes, outro confronto terminou com seis mortos na zona rural de Itajuípe, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a operação foi realizada por agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cacaueira, com apoio do 15º Batalhão da PM de Itabuna, durante o cumprimento de uma Ordem de Policiamento Ostensivo (OPO).
Assim como em Camaçari, os suspeitos foram socorridos e encaminhados a uma unidade de saúde, mas não sobreviveram aos ferimentos. Quatro deles foram identificados: Gledson Santos Cruz, de 25 anos; Tallis de Jesus Sousa; Lucas Santos Cruz, de 24; e Renê Santos, de 26. Outros dois homens não tinham documentos de identificação.
Durante a operação, a polícia apreendeu um arsenal composto por dois fuzis, um deles equipado com luneta para disparos de longa distância, uma espingarda calibre 12, uma submetralhadora, uma pistola, um revólver, além de drogas, munições e um drone.
Também foi localizado o veículo que teria sido utilizado na execução do adolescente João Vitor dos Santos Reis, de 16 anos, assassinado em 13 de dezembro do ano passado. Imagens feitas por celular registraram a ação criminosa.
Todo o material apreendido foi recolhido e apresentado à Justiça para os procedimentos legais.
Relacionadas
