Logo

Conferência internacional de arte deve atrair mais de 800 artistas para Salvador

Global Artivism acontece entre os dias 3 e 5 de novembro

Por: Redação

02/11/202517:30Atualizado

Entre os dias 3 e 5 de novembro, Salvador receberá mais de 800 artistas, líderes culturais e ativistas de 60 países, que participarão da segunda edição da conferência Global Artivism 2025, que discutirá temas relacionados à música, arte, dança e cultura em todo o mundo. Com uma programação extensa, com mais de 80 painéis, palestras, performances e oficinas espalhados pela capital baiana, parte do evento será aberto e gratuito para o público.

artistas fazendo grafites coloridos em uma tela branca
Foto: Divulgação

Até o momento, entre os participantes confirmados, estão a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a deputada federal Erika Hilton, além de importantes artivistas e líderes culturais de países como Palestina, Nigéria, China, Estados Unidos, África do Sul, Camarões, Romênia, Quênia, Paquistão, Reino Unido e Afeganistão.

Com data estratégica, antecedendo a COP30, que será realizada em Belém (PA), no próximo dia 10, o Global Artivism busca conectar diretamente com o debate global sobre o papel da cultura e da narrativa na formulação de políticas climáticas, soluções ambientais e estratégias globais.

“O encontro irá aprofundar-se nos desafios mais urgentes da nossa época, incluindo a ascensão do autoritarismo e as crises planetárias que o nosso mundo enfrenta. Os participantes irão recorrer às suas experiências pessoais, interagir com pesquisas narrativas e aprender uns com os outros para compreender as realidades da devastação social, ambiental e cultural”, destacou a organização do evento.

Ao todo, a programação será dividida em três temáticas:

  • Dia 1 – O Presente: análises sobre crises ambientais, políticas e culturais.

  • Dia 2 – O Passado: imersões nas raízes afro-brasileiras e tradições de resistência.

  • Dia 3 – O Futuro: cocriação de estratégias e manifestos globais de mobilização.

O Global Artivism vai ocupar importantes aparelhos culturais de Salvador, incluindo o Hotel da Bahia by Wish, Goethe-Institut, Lago do Campo Grande, Casa de Cultura Eduardo Cabus, Praça das Artes, Saladearte Cinema do Museu, Café Teatro Nilda Spencer, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Cine Glauber Rocha, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Casa do Carnaval da Bahia, Museu da Misericórdia, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), Casa Cultural Reggae e Casa do Hip-Hop.

Para mais informações sobre a programação completa, além de garantir sua participação através da inscrição, basta acessar o site oficial do evento.