Com R$ 5,4 bi investidos, Salvador recebe primeiros trens do VLT
Primeiras composições chegam após restabelecimento técnico; sistema terá 42 paradas e três trechos
Por: Redação
03/12/2025 • 08:18 • Atualizado
A manhã desta quarta-feira (3) marcou um passo decisivo para a mobilidade urbana de Salvador. Em um evento realizado na avenida Paralela, em frente à sede da Receita Federal, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou oficialmente os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que irão compor o futuro sistema de transporte da capital baiana.
As composições, fabricadas pela Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), saíram de Hortolândia, no interior de São Paulo, no início da semana. Antes do envio, passaram por um processo de restabelecimento técnico-operacional para garantir pleno funcionamento. Cada trem é formado por sete módulos distribuídos em três seções.
Com investimento estimado em R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador será implantado em três trechos ao longo da cidade. O primeiro conectará a região da Calçada à Ilha de São João. O segundo vai de Paripe até Águas Claras, enquanto o terceiro trecho fará a ligação entre Águas Claras e o bairro de Piatã. No total, o sistema contará com 42 paradas, ampliando a integração e oferecendo uma alternativa sustentável ao transporte público da capital.
Divulgação/Govba
