Bahia desponta como polo de inovação marítima com apoio da ACB
Evento sobre tecnologia e sustentabilidade no mar reforça protagonismo baiano
Por: Redação
07/11/2025 • 14:05 • Atualizado
A Bahia se prepara para sediar um dos maiores encontros de inovação tecnológica do país. A ARAMUSS-2025 (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation), que acontece de 10 a 14 de novembro, na Base Naval de Aratu, reunirá especialistas e instituições de seis países e 12 universidades brasileiras para debater avanços em sistemas autônomos, inteligência artificial e robótica aplicada ao ambiente marítimo.
O evento, inédito no estado e promovido pela Marinha do Brasil, foi apresentado com exclusividade à Associação Comercial da Bahia (ACB) durante a plenária realizada na noite da última quarta-feira (6). A iniciativa promete movimentar o ecossistema tecnológico e abrir novas frentes de negócios ligadas à chamada “economia azul”.
“Isso pode parecer ficção científica, e foi há uns 20, 30 anos. Hoje já é realidade. Temos embarcações e drones aéreos que operam no mar com finalidades comerciais, fazendo entregas para navios e até para a Ilha de Itaparica”, afirmou o vice-almirante Gustavo Garriga, durante a apresentação.
A presidente da ACB, Isabela Suarez, ressaltou que a realização da ARAMUSS-2025 reafirma o potencial da Bahia em atrair eventos estratégicos voltados à inovação e à sustentabilidade.
“Certamente será o maior evento de tecnologia marítima já realizado na Bahia. A ACB está aberta a iniciativas que debatam inovação e desenvolvimento. A economia do mar tem uma potencialidade enorme que precisa ser percebida e valorizada”, destacou Suarez, que embarca na próxima semana para Belém, onde mediará uma mesa na COP30.
O encontro coincidiu com o Dia Nacional do Amigo da Marinha e contou com o apoio do presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) e diretor da ACB, Santiago Campo.
“É uma honra o convite da ACB, que nos recebeu com tanto entusiasmo. No dia 11, a Base Naval de Aratu estará de portas abertas para quem quiser acompanhar palestras, exposições e demonstrações operacionais”, convidou o vice-almirante Garriga.
Projetos internos
Além de fortalecer o debate sobre tecnologias aplicadas ao mar, a ARAMUSS-2025 coloca em pauta temas como segurança das rotas marítimas, proteção ambiental e descarbonização, alinhados à agenda de desenvolvimento sustentável.
A ACB destaca que eventos técnico-científicos como este ajudam a posicionar Salvador e a Bahia como referências nacionais em inovação sustentável, aproximando universidades, setor público, iniciativa privada e instituições internacionais em torno de um mesmo propósito: impulsionar o futuro da economia do mar no Brasil.
