Açougues em Salvador são fechados por venda de carnes irregulares
Ao todo, quase 500 quilos foram apreendidos
Por: Redação
24/10/2025 • 18:30
Dois açougues localizados no bairro Cajazeiras XII, em Salvador, foram fechados na manhã desta sexta-feira (24), por autoridades sanitárias e da Polícia Civil, após mais de 500 quilos de carne apresentarem irregularidades em relação à procedência, bem como ao modo de armazenamento dos produtos. Na ação, um homem foi preso por envolvimento na organização criminosa por trás do comércio clandestino.
Além dos dois estabelecimentos, um terceiro, também no bairro de Cajazeiras, foi alvo de buscas. Ao chegar no local, os agentes identificaram outras irregularidades sanitárias, fiscais e a comercialização, o que levou as câmaras do frigorífico a serem lacradas. Segundo informações, toda a carne apreendida foi destruída pela Vigilância Sanitária.
Foto: Reprodução / SSP-BA
Os trabalhos fazem parte da operação Agro II, ação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em furto de gado e na venda de carne clandestina. Ao todo, mais de 100 profissionais participaram da ação.
"A operação escancara o risco de comprar carne por preços muito abaixo do mercado. Essa é, muitas vezes, a primeira indicação de que o produto não tem procedência legal e foi obtido por meio de abigeato e abate clandestino. O preço extremamente baixo significa um grande risco para a sua saúde e segurança. Esses produtos não têm inspeção veterinária, podem estar contaminados e violam todas as normas de segurança alimentar”, afirmou o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegado Edilson Magalhães.
Ainda, a operação deve continuar nos próximos dias em Salvador, com medidas judiciais em bairros como Marechal Rondon, Nova Brasília, Plataforma, Lobato, Mata Escura, Paripe e Arenoso.
Relacionadas
