Hábitos saudáveis podem reduzir 30% do risco de câncer de intestino; saiba mais
Alimentação balanceada, atividade física diária e hidratação adequada são essenciais para a prevenção
Por: Redação
06/09/2025 • 17:25 • Atualizado
O câncer colorretal é considerado atualmente como o segundo mais comum no Brasil, além do terceiro que mais ocasiona a morte da população. A expectativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que neste ano teremos 45,6 mil incidência da doença, e até 2040, o esperado é um aumento de 20%, chegando a 71 mil casos anuais no país, segundo dados da Fundação do Câncer.
Mesmo diante desse contexto, um estudo promovido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), mudanças diárias de hábitos são decisivas para uma diminuição de 30% da enfermidade.
Os estudos comprovaram que seis pilares são cruciais para reduzir expressivamente as chances do câncer colorretal:
Alimentação equilibrada: um prato com arroz e feijão ou macarrão; carne magra, verduras e legumes.
Atividade física: O ideal são 40 minutos a 1 hora de caminhada diariamente.
Não fumar e ter cautela com bebida alcoólica.
Hidratação adequada: O recomendável é ingerir 3 litros de água por dia.
Evacuação regular: o correto é não ultrapassar 48 horas sem evacuar
Para os especialistas da SBCP, identificar e retirar pólipos na colonoscopia é uma formas mais do que significativa de combater a doença. Os profissionais de saúde ainda alertam, que o exame além de tirar as lesões, ele ainda permite que esses pólipos evoluam para tumores. Eles ainda alertam para observar se existe sangue nas fezes ou se a diarreia, prisão de ventre ou dores abdominais têm sido rotineiras, caso sim procure um médico para relatar os ocorridos.