Mercado de pet food em Portugal cresce 11% e vendas online atingem 17,7% em 2024
Rações para cães lideram com 66% do faturamento anual
Por: Victor Hugo Ribeiro
20/08/2025 • 07:00
Segundo o estudo Sell-Out Pet Food, da GS1 Portugal, o mercado português de pet food atingiu um faturamento anual de 90,2 milhões de euros em 2024. A segunda edição do relatório analisa as vendas de produtos tanto online quanto em lojas físicas, abrangendo os segmentos de alimentos úmidos, secos e snacks para cães e gatos. O documento aponta um crescimento de quase 11% em relação a 2023.
Entre os produtos, as rações úmidas se destacaram, com crescimento de 19%, o que representa um faturamento de 11 milhões de euros. Já as rações tradicionais para cães representaram cerca de 66% das vendas totais. Para os gatos, o crescimento foi mais moderado, subindo 18% em relação ao ano anterior.
Nas vendas online, houve aumento de 14% em 2024, passando a representar 17,7% do total, equivalente a 15,8 milhões de euros. Apesar disso, as lojas físicas continuam sendo a principal via de comercialização de pet food em Portugal.
O crescimento geral do setor em 2024 reflete uma maior atenção dos portugueses à alimentação de seus animais de estimação, com destaque para a popularidade crescente das rações úmidas e a expansão das vendas digitais.
Relacionadas