Tarcísio diz que ação dos EUA contra Maduro ‘abre janela da esperança’
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu o governador de SP
Por: Redação
04/01/2026 • 14:40
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou o sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro em ação comandada pelos Estados Unidos na madrugada de ontem (3), em Caracas, capital do país.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador paulistano disse que a ação representa o fim simbólico do regime ditatorial e “abre uma janela de esperança” para o povo venezuelano.
Confira o vídeo:
Vídeo: Reprodução / Redes Sociais de Tarcísio de Freitas
“Hoje o mundo amanheceu com uma imagem simbólica, um ditador cruel e corrupto capturado. Mas por muitos anos, milhões de venezuelanos também foram capturados, foram obrigados a deixar o próprio país e viram a esperança ir embora”, disse Tarcísio.
De acordo com político brasileiro, a ditadura de Maduro provocou a destruição das instituições venezuelanas de forma gradual e a população sofreu as consequências disso.
“Custou a liberdade de inocentes, os direitos políticos de opositores, a prosperidade da Venezuela e de seu povo”, disse em trecho do vídeo.
Recado para chefes de estado
Em um dos momentos do discurso, Tarcísio teceu críticas a alguns líderes de países que segundo ele agiram com “conivência, omissão e até apoio explícito” em apoio a ditadura de Maduro. O governista citou ainda os impactos sociais da crise, como o êxodo de famílias venezuelanas para outros países.
Nessa parte do vídeo, Tarcísio usou imagens do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentando o ditador venezuelano. Ontem (3), Lula se posicionou contra o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e disse que a ação ultrapassa o limite do aceitável na relação entre países.
Eleições 2026
Apontado como um dos possíveis candidatos à presidência brasileira neste ano, Tarcísio encerrou o vídeo com um tom eleitoral.
“Que 2026 comece agora e marque o início de um novo tempo para o povo venezuelano. A Venezuela agora está vencendo a esquerda. E no final do ano, o Brasil também vence”, disse o governista.
A declaração de Tarcísio em apoio a intervenção dos Estados Unidos na política interna da Venezuela fez a deputada federal e ministra das Relações Institucionais do Governo Lula, Gleisi Hoffmann, se pronunciar nas redes sociais.
Reprodução / X (@glesihoffmann)
Relacionadas
