Logo

Tarcísio diz que ação dos EUA contra Maduro ‘abre janela da esperança’

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu o governador de SP

Por: Redação

04/01/202614:40

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou o sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro em ação comandada pelos Estados Unidos na madrugada de ontem (3), em Caracas, capital do país. 

Foto Tarcísio diz que ação dos EUA contra Maduro ‘abre janela da esperança’
Foto: Lula Marques/Agência Brasil.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador paulistano disse que a ação representa o fim simbólico do regime ditatorial e “abre uma janela de esperança” para o povo venezuelano. 

Confira o vídeo: 

Vídeo: Reprodução / Redes Sociais de Tarcísio de Freitas

“Hoje o mundo amanheceu com uma imagem simbólica, um ditador cruel e corrupto capturado. Mas por muitos anos, milhões de venezuelanos também foram capturados, foram obrigados a deixar o próprio país e viram a esperança ir embora”, disse Tarcísio. 

De acordo com político brasileiro, a ditadura de Maduro provocou a destruição das instituições venezuelanas de forma gradual e a população sofreu as consequências disso. 

“Custou a liberdade de inocentes, os direitos políticos de opositores, a prosperidade da Venezuela e de seu povo”, disse em trecho do vídeo. 

Recado para chefes de estado

Em um dos momentos do discurso, Tarcísio teceu críticas a alguns líderes de países que segundo ele agiram com “conivência, omissão e até apoio explícito” em apoio a ditadura de Maduro. O governista citou ainda os impactos sociais da crise, como o êxodo de famílias venezuelanas para outros países. 

Nessa parte do vídeo, Tarcísio usou imagens do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentando o ditador venezuelano. Ontem (3), Lula se posicionou contra o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e disse que a ação ultrapassa o limite do aceitável na relação entre países. 

Eleições 2026

Apontado como um dos possíveis candidatos à presidência brasileira neste ano, Tarcísio encerrou o vídeo com um tom eleitoral.

“Que 2026 comece agora e marque o início de um novo tempo para o povo venezuelano. A Venezuela agora está vencendo a esquerda. E no final do ano, o Brasil também vence”, disse o governista. 

A declaração de Tarcísio em apoio a intervenção dos Estados Unidos na política interna da Venezuela fez a deputada federal e ministra das Relações Institucionais do Governo Lula, Gleisi Hoffmann, se pronunciar nas redes sociais. 

Reprodução / X (@glesihoffmann)

Reprodução / X (@glesihoffmann)