Gabinete de Moraes visita Papuda para avaliar condições de prisão de Bolsonaro
Ex-presidente deve cumprir pena no Complexo Penitenciário
Por: Redação
05/11/2025 • 15:46 • Atualizado
A chefa de gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes visitou o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, para inspecionar as condições do local para receber o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, caso os recursos da equipe de defesa não sejam aceitos pela Primeira Turma do STF. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento direito na trama golpista.
Além da representante do ministro Moraes, a visita foi acompanhada pela juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Leila Cury. De acordo com informações, as autoridades foram ao bloco 5 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), destinado a ex-policiais e autoridades condenadas, além do 19º Batalhão da Polícia Militar, que fica dentro da Papuda.
Após o anúncio da visita, o governo do Distrito Federal, enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, para pedir que Bolsonaro passe por uma avaliação médica antes de ser enviado à Papuda. Segundo o texto, a avaliação serve para garantir se o ex-presidente terá ou não condições físicas de cumprir a pena no local.
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
No entanto, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) reforçou que o ex-presidente tem a saúde monitorada. Ainda, a Seape sugeriu que Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por uma equipe especializada, para avaliar a compatibilidade entre o quadro do ex-presidente com a assistência médica e nutricional disponibilizada pela Papuda.
Relacionadas
