Bolsonaro é o quarto ex-presidente preso desde 1985; relembre outros
Entre os inseridos nessa lista, está o atual mandatário do Brasil, Lula (PT)
Por: Redação
22/11/2025 • 08:37 • Atualizado
Desde a redemocratização, quatro ex-presidentes da República já foram presos no Brasil. O mais recente é Jair Bolsonaro (PL), que deixou a prisão domiciliar e foi levado ao regime fechado neste sábado (22), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Veja o histórico de cada caso.
Lula
Lula (PT) foi preso em abril de 2018 após condenação na Lava Jato, pelo então juiz Sérgio Moro, acusado de receber um triplex no Guarujá como propina, o que o petista sempre negou. Ele ficou 580 dias preso na sede da PF em Curitiba e foi solto em 2019, após decisão do STF. Em 2023, retornou à Presidência.
Michel Temer
Michel Temer (MDB) foi preso preventivamente em março de 2019, na Operação Descontaminação, que investigava corrupção e fraudes ligadas à usina Angra 3. A ação teve como base a delação do engenheiro José Antunes Sobrinho, que mencionou pagamento de propina ao ex-presidente.
Fernando Collor
Fernando Collor foi preso em abril deste ano, em Maceió, após condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em esquema na BR Distribuidora. A pena é de 8 anos e 10 meses. O STF autorizou que ele cumpra prisão domiciliar por razões de saúde.
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PL) cumpre ordem de prisão no âmbito do Inquérito 4.995, que apura tentativa de obstrução do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado. Após descumprir cautelares, passou do regime domiciliar para o fechado. Ele também foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na Ação Penal 2.668, por participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Coleção de Imagens
Relacionadas
