Logo

Salvador intensifica fiscalizações no comércio após crise do metanol

Além disso, profissionais da rede municipais de saúde foram alertados

Por: Redação

02/10/202517:51Atualizado

Em meio à crise relacionada ao surgimento de casos de intoxicação após a ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas por metanol, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), intensificaram as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e demais pontos de venda na capital baiana.

Leia também: Intoxicação por metanol: entenda como o organismo reage a substância

Secretaria da Saúde Salvador
Foto: Divulgação/Secom

Até o momento, apesar de não haver registros confirmados em Salvador relacionados à contaminação por metanol, a SMS  reforça a orientação para que a população não consuma bebidas sem rótulo, selo fiscal ou procedência clara.

"Ler o rótulo é um passo importante para verificar se a bebida traz informações básicas, como validade e fabricante. Além disso, é preciso desconfiar de produtos vendidos a preços muito abaixo do mercado, de embalagens improvisadas ou sem lacre de segurança. Esses cuidados simples ajudam a evitar riscos e garantem mais segurança para quem consome", destacou a diretora de Vigilância da Saúde de Salvador, Andréa Salvador.

Além disso, a SMS destaca que os profissionais de saúde da rede municipal foram sensibilizados para identificar precocemente casos suspeitos, realizar notificações imediatas e garantir a condução adequada do atendimento.