Lula e Papa Leão XIV se reúnem no Vaticano e discutem combate à fome
Durante visita ao Vaticano, presidente brasileiro reforça apelo por justiça social e convida o Pontífice para a COP30, em Belém
Por: Redação
13/10/2025 • 08:41
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã desta segunda-feira, 13, pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, em uma audiência privada que também contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Em publicação na rede social X, Lula descreveu o encontro como “excelente” e afirmou que o diálogo com o Santo Padre abordou temas como fé, religião, a realidade social brasileira e os principais desafios globais.
O presidente destacou ter manifestado ao Pontífice seu apreço pela Exortação Apostólica Dilexi Te, cuja mensagem central relaciona fé e compromisso com os mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lida e praticada por todos”, declarou o chefe de Estado.
Reprodução/ Instagram @Vatican Media
A passagem pela Itália integra a agenda de Lula no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que celebra 80 anos de existência. O evento está ligado à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa apoiada pelo Brasil.
Durante o encontro, Lula relatou ao Papa as ações de seu governo no combate à insegurança alimentar. “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. Agora estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.
O presidente também convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que acontecerá em 2025, na cidade de Belém (PA). O Pontífice explicou que, por conta das celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas garantiu o envio de uma representação oficial do Vaticano.
Ao final da audiência, Lula celebrou a possibilidade de uma futura visita papal ao Brasil. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, declarou o presidente, lembrando as recentes demonstrações de religiosidade no país, como o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira nacional.