Xi diz que China e Brasil vivem melhor momento histórico e promete parceria
Líder chinês reforça apoio ao Brasil e defende união no Sul Global
Por: Victor Hugo Ribeiro
12/08/2025 • 11:59
Durante conversa telefônica nesta terça-feira (12), no horário de Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o país está “preparado para colaborar com o Brasil na criação de um exemplo de unidade e autossuficiência entre as principais nações do Sul Global”. O diálogo ocorreu a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi confirmado pelos governos de ambos os países.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Xi discutiram temas ligados ao Brics e ao comércio bilateral. Xi reforçou o apoio da China ao Brasil em questões de soberania e criticou práticas comerciais que, segundo ele, prejudicam países em desenvolvimento.
O líder chinês afirmou que as relações bilaterais estão no “melhor momento da história”, com alinhamento estratégico e fortalecimento da parceria. Ele destacou a importância do Brics como plataforma de consenso no Sul Global e defendeu a proteção dos direitos e interesses das nações em desenvolvimento.
Na agenda climática e diplomática, Xi propôs cooperação para construir “um mundo mais justo e sustentável”, apoiando a realização da Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Belém e iniciativas de paz na crise da Ucrânia.
Nos comunicados oficiais, não houve referência à recente escalada tarifária dos EUA contra países do Brics ou às negociações comerciais envolvendo soja americana.
Relacionadas