Trump diz que EUA perderam Índia e Rússia para a China
Comentários surgem após presença de Putin e Modi em Pequim
Por: Iago Bacelar
05/09/2025 • 10:31
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que os Estados Unidos teriam perdido a Índia e a Rússia para a China após o desfile militar realizado em Pequim, organizado pelo presidente chinês, Xi Jinping. O evento contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do líder norte-coreano Kim Jong Un e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
Trump publicou em sua rede social Truth Social que “parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que tenham um futuro longo e próspero juntos!”, acompanhado de uma imagem dos líderes caminhando lado a lado.
Contexto do desfile militar
O desfile em Pequim simbolizou um crescente eixo de poderes autoritários, contrastando com os interesses globais dos Estados Unidos. Embora a Índia continue sendo parceira estratégica dos EUA, Nova Déli mantém postura neutra em relação ao conflito na Ucrânia e segue comprando petróleo russo com descontos.
Trump já havia comentado sobre a postura de aliados durante reunião de líderes mundiais na quinta-feira (4), destacando que a Europa deveria parar de comprar petróleo russo e pressionar economicamente a China para tentar pôr fim à guerra na Ucrânia.
Publicações anteriores de Trump
Na terça-feira (2), Trump publicou outra mensagem, também em Truth Social, comentando o desfile militar exibido pela televisão nos Estados Unidos. Ele escreveu “Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”, direcionada a Xi Jinping.
Relacionadas