Logo
Menu

Política

Buscar

Porta-voz da China nega envolvimento em negociações pelo desarmamento nuclear

Mensagem surge como resposta a proposta feita por Donald Trump

Por: Gabriel Pina

27/08/202517:00

Nesta quinta-feira (27), o porta-voz das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, chamou de “irracional e irrealista” a inclusão do país nas negociações pelo desarmamento nuclear com os Estados Unidos e a Rússia. Segundo ele, a diferença dos arsenais militares entre os países justifica a recusa da China à proposta feita pelo presidente dos EUA Donald Trump.

Foto Porta-voz da China nega envolvimento em negociações pelo desarmamento nuclear
Foto: Reprodução/ FaceBook @Guo Jiakun

Na última segunda (25), Trump afirmou que estava disposto a iniciar as negociações sobre a desnuclearização com China e Rússia.  Durante encontro com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, na Casa Branca Trump chegou a comentar a medida:

"Acho que a desnuclearização é um objetivo muito importante, mas a Rússia está disposta a fazer isso, e acho que a China também estará disposta. Não podemos deixar que as armas nucleares proliferem. Temos que acabar com as armas nucleares. O poder é muito grande", afirmou o líder estadunidense.

Mas, para o porta-voz chinês, os países com os maiores arsenais nucleares devem “cumprir com seriedade suas responsabilidades prioritárias especiais para o desarmamento nuclear”. Ainda, Guo Jiankun destacou que a China segue uma política de não ser a primeira a usar armas nucleares e uma estratégia nuclear de autodefesa, afirmando que Pequim não se envolverá em uma corrida armamentista com nenhum outro país.